sexta-feira, 1 de abril de 2011

Chico Buarque - Vida (1980)



E ae galera, bão?

Sem enrolação!
Hoje vou postar pra vocês um dos discos mais intimistas, sensíveis e brilhantes que eu conheço. O que é óbvio, já que quando se fala de Chico Buarque, não tem como ser diferente.

"Vida" foi o 1º álbum que eu ouvi quando comecei a me interessar por Chico. Sempre ouvia meu pai dizendo que ele era um puta letrista, que eu tinha de escutar porque era muito bom e ia curtir, aquela coisa toda. Apesar de meu pai sempre falar do Chico, nunca tinha me recomendado um disco dele, até que um dia, assistindo um DVD do Chico que tem aqui em casa, ouvi uma música chamada "Morena de Angola". Achei boa e resolvi ir de atrás de mais coisas, e, como eu só conhecia essa música, decidi ver de qual álbum ela era e começar por ele.

O engraçado é que eu demorei muito mais tempo que o normal pra gostar desse álbum... foram questão de meses até eu começar a compreender o que é que o Chico queria dizer com as letras e com as músicas e tal. Ao longo desses meses, eu comecei curtindo uma, daí depois de mais um tempo gostava de outra e assim foi indo.

As minhas preferidas desse disco são "Qualquer Canção", "Eu Te Amo", "Não Sonho Mais" e "Vida". "Não Sonho Mais" foi a 1ª música que eu gostei desse disco, mas eu considero "Qualquer Canção" a 1ª música que curti de verdade. Já furei, ouvi ela tipo MUITAS vezes já. Depois, comecei a gostar de "Eu Te Amo", que é bonita pra cassete. Eu diria que essas 2 estão no meu top 5 do Chico Buarque (claro, entre as coisas que eu conheço). "Vida" comecei a curtir mais recentemente, chegando a ser um critério de desempate pra a escolha desse disco pra postar, já que tinha dúvida entre esse, outro do Chico ou de outras bandas (não vou falar o nome pra não estragar a surpresa, obviamente).

Se você não tem muita familiaridade com a obra de Chico e está disposto a curtir um som brasileiro de qualidade e que realmente tem algo a dizer, eu, quase que catalíticamente, postei esse disco aqui.

Baixem-no JÁ!

Link: http://www.4shared.com/file/cJrTFNOV/CBV_-1980.html

(Tracklist)
1. Vida*
2. Mar e Lua
3. Deixe a Menina
4. Já Passou
5. Bastidores*
6. Qualquer Canção**
7. Fantasia
8. Eu Te Amo**
9. De Todas as Maneiras
10. Morena de Angola*
11. Bye Bye, Brasil
12. Não Sonho Mais*

Bjunda.

2 comentários: