quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nick Drake - Pink Moon



ELE VOLTOU! *gritos histéricos e seios saltando de camisetas*

2:30 da manhã, bateu aquela nostalgia... "Como era legal ter um blog!". Resolvi ler todas as minhas postagens e, sim, por increça que parível, gostei do que escrevi! E, pra piorar, meu irmão resolveu deixar Pink Moon rolando pra cair no sono... não teve jeito: "Vou ressucitar o Krochac!"

Depois desse pequeno adendo, vamos ao que interessa. Descobri Pink Moon folheando o livro "1001 Disco Para Ouvir Antes de Morrer" que, sinceramente, tem muita porcaria, mas essa descoberta já valeu a aquisição, cujo* modus operandi permanece um mistério pra mim até hoje.

O disco é simplesmente genial, uma das melhores descobertas minhas nesses últimos tempos. Todas as músicas são composições complexas no violão, mas ao mesmo tempo, simples pelo jeitão da música. Se você toca violão e não conhece Nick Drake, baixe o quanto antes, você vai se espantar com as composições dele.
As letras retratam muito a visão do Nick Drake do mundo, muitas vezes pessimista e extremamente desanimadora. Dá pra perceber, principalmente pela Parasite, que ele se sentia completamente a parte do mundo, não se encaixava em lugar nenhum. Não tinha nem coragem de olhar o Sol, só "watching the shine of the shoes".

Confesso que a princípio, gostei só da própria Parasite. Mas depois eu fui ouvindo todo o resto com mais calma, dei uma lida na história de vida do Drake e daí eu comecei achar um tezão.

Bom, recomendo que vocês comecem ouvindo Road, Place to Be e Pink Moon (a mais complexa do álbum, gravada com overdub E TEM ATÉ PIANO!). Depois, ouça Parasite que, pra mim, é a canção que consegue melhor representar, tanto pela letra quanto pela melodia, o que Drake sentia na época em que gravou esse LP, mas não vou me alongar porque faz parte das recomendações LER A HISTÓRIA DELE!

Ah, vou deixar um site bem legal pra quem quer aprender a tocar as músicas do Nick Drake. Só que você vai ter que investir num capo, mas 15 reais é pouco pelo tanto que você vai se divertir tocando Nick Drake.

Baixem-no JÁ!

Link: http://www.4shared.com/file/UbcLg77T/nd_online.html

Tabs: http://nickdraketabs.com/

(Tracklist)

1.Pink Moon
2.Place to Be
3.Road
4.Which Will
5.Horn
6.Things Behind the Sun
7.Know
8.Parasite
9.Free Ride
10.Harvest Breed
11.From the Morning

Bjunda.

* - Mandei bem nesse cujo, fala a verdade!

Um comentário: