terça-feira, 8 de junho de 2010

Ananda Shankar - Ananda Shankar (1970)


A Ressurreição - Parte 2

Pois é, depois de MAIS UMA era sem postar nada, por diferentes motivos, estou de volta pra enriquecer o conhecimento musical do meu adorável público que AINDA NÃO APRENDEU A ME DAR FEEDBACK =(

E, teremos novidades a partir de agora!
Vou postar, junto com o nome do álbum, a data em que ele foi lançado (grandes bosta), com certeza algo que vai atrair muito mais leitores pro meu blog e torná-lo famoso mundialmente.

Bom, mas já é que pra ressucitar, vamos fazer
bem feito!

Pra começo de conversa, esse álbum é todo baseado no meu instrumento predileto, com o som mais transcendental da história do Universo Sideral: a cítara (o nome certo mesmo é citar, mas como todo mundo fala cítara...), então, se você não conhece muito o som desse instrumento alucinante, já é um bom motivo pra você baixar.

Mas, na verdade, eu comecei a curtir MESMO esse álbum faz pouco tempo. O motivo? Sei lá, acho que foi só recentemente que eu realmente parei pra ouvir... eu tenho uma mania muito feia de baixar um milhão de álbuns e não ouvir nenhum deles, esperando que eu magicamente goste das músicas. Se você tem esse problema (acho que muitos tem), pare com isso, é bem feio!

Bom, falando do próprio Ananda Shankar, ele é sobrinho do citarista (não sei se existe essa palavra) mais famoso do mundo: Ravi Shankar, sim, aquele lá, que foi pros States ensinar aquele animal do George Harrison a tocar cítara. Mas, sabe deus porque, o Ananda não aprendeu a tocar cítara com o Ravi (não posso escrever pelo sobrenome, já que o dos dois é igual, mas dá nada, não é redação mesmo!). Mas, o que sabe se do Ananda, é que ele foi pros USA e tocou cítara com vários roqueiros, entre eles o mestre Jimi Hendrix. Talvez daí venha a influência pra fazer esse álbum.

"Ananda Shankar" é, se não me falha a memória, o primeiro álbum que ele lançou. Como eu disse, é um álbum que tem várias influências roqueiras, alguns covers inclusive, como "Jumpin' Jack Flash" originalmente do Rolling Stones e "Light My Fire" do The Doors. Tudo isso, é claro, muito bem executado com a cítara.

Agora, as recomendações!
Primeiro de tudo, ouça Jumpin' Jack Flash, que é fácil de digerir e agradável desde a primeira vez que você ouve. Depois, ouça Raghupati (que eu creio que quase ninguém vá gostar), Mamata (Affection), Dance Indra, Metamorphosis e Light My Fire (nessa ordem seria interessante), que vão te preparar pras obras-primas do álbum:

Sagar (The Ocean):
Essa é pra você viajar longe, MUITO LONGE. Pra ouvir sozinho, em silêncio, e de preferência no escuro. Não precisa ficar prestando atenção na música, é meio que pra ignorar mesmo, mas é foda pra caralho (eu me transformei em outra pessoa depois de ouvir). 13 minutos pra você refletir e redescobrir sua vida, sério mesmo... mais que isso, só ouvindo!

Snow Flower:
Foi o estopim pra eu postar esse álbum. Quando escutei ela pela primeira vez, ouvi ela durante umas 3 horas seguidas. Mas, é duro de admitir, que ela não tem nada de muito especial em relação as outras, mas eu gostei pra caralho e pra mim é obra-prima (nhé).

Bom, um mega-post acho que é interessante pra recomeçar a vida desse blog, que já sofreu com pausas, postagens muito próximas umas das outras e DMCA (leizinha do caralho).

Ah, outra novidade importante: vou asteriscar as músicas que, na minha opinião, se destacam das outras. Só não vá ser vadio ou preguiçosa (já que vadia significa outra coisa) e ouvir só as asteriscadas, ouça tudo!

Baixem-no JÁ!

Link: http://www.4shared.com/file/Ncx-bu37/ananda_shankar___1970_.html


(Tracklist)
1. Jumpin' Jack Flash
2. Snow Flower*
3. Light My Fire
4. Mamata (Affection)
5. Metamorphosis
6. Sagar (The Ocean)**
7. Dance Indra
8. Raghupati

Bjunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário